História do Escotismo
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, em 22 de fevereiro de 1857.
Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando em muitos lugares da Inglaterra.
Após colar o grau na Escola Charterhouse, aos 19 anos, ingressou na carreira militar, onde, em pouco tempo, chegou a Coronel, graças a sua coragem, sua perícia como explorador e habilidade em seguir pistas.
Em 1899 B-P seguiu com sua tropa formada por carabineiros e durante 217 dias defendeu Mafeking, cercada por forças inimigas.
B-P foi promovido ao posto de Major-General e se tornou um herói aos olhos dos compatriotas. Em 1901, ele regressou da África do Sul para a Inglaterra e descobriu a sua popularidade pessoal devido ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (Ajudas à exploração Militar). O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas. B-P viu nisto um desafio, compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude.
Aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África, entre os Zulus e outras tribos selvagens, reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos rapazes. Lentamente B-P foi desenvolvendo a idéia do escotismo. No verão de 1907 ele colocou esses seus estudos e sua experiência em prática, foi com um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. O acampamento tevê completo êxito.
Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, "Escotismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria pôr em ação um movimento que afetaria a juventude do mundo inteiro. Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiam patrulhas e tropas escoteiras não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. O movimento cresceu tanto que em 1910, B-P compreendeu que o Escotismo seria a obra a que dedicaria a sua vida.
Em 1912, fez uma viagem ao redor do mundo para contactar os escoteiros do muitos outros países. Foi esse o primeiro passo para fazer do Escotismo um fraternidade mundial.
A primeira Guerra Mundial momentaneamente interrompeu este trabalho mas com o fim das hostilidades foi recomeçado, e em 1920 os escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o primeiro Jamboree Mundial.
Na última noite deste Jamboree, a 6 de agosto de, B-P foi proclamado "Escoteiro-Chefe-Mundial" sob os aplausos da multidão de rapazes.
O movimento Escoteiro continuou a crescer. No dia em que atingiu a "maioridade" completando 21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos os países do mundo. Nesta ocasião, BP recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell.
Aos 80 anos, B-P regressou para a África com sua esposa, Lady Baden-Powell, que fôra uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-MundiaL das "Girl-Guides" (bandeirantes), movimento também iniciado por B-P.
Fixaram residência no Quênia, em um lugar tranquilo e com um panorama maravilhosos. Foi lá que morreu B-P, em 8 de janeiro de 1941, há pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade.
|